Plataforma SporTI SporTI
Notícia - 28/08/2019 às 17:23:56
COMO FAZER AS INSCRIÇÕES DE ATLETAS E EQUIPES DO SEU EVENTO ESPORTIVO
Saiba os principais documentos e as maneiras mais fáceis para fazer a gestão das inscrições na competição

Por ISABELLE TOFANI
BELO HORIZONTE, MG
Atletas de ciclismo (Foto: Banco de imagens)
        Depois de fazer o planejamento do evento esportivo, buscar patrocinadores e começar a divulgação da competição, os atletas e equipes vão começar a te procurar para para fazer inscrições no evento esportivo. Esse momento da gestão do evento demanda muita organização. Escolha a maneira que mais se adapta à sua competição para fazer a gestão dela com qualidade e facilidade.

Colete as informações dos atletas 

Ter os dados de todos os atletas e responsáveis de equipe é essencial para manter a organização do seu evento esportivo. 

Os principais dados que você precisa ter de um atleta são:
  • Nome completo
  • Data de Nascimento
  • Cpf ou RG
  • E-mail
  • Sexo
  • Foto
Com eles, você vai poder analisar se a categoria que o atleta está se inscrevendo bate com o perfil escolhido por ele; você terá o e-mail dos atletas e responsáveis de equipe para se comunicar durante e após o evento; ter a foto de cada jogador é um bom recurso para ajudar a arbitragem a reconhecer o atleta; entre outras melhorias e facilidades na organização do evento.

Escolha o seu método de organização

As maneiras mais comuns de se fazer essas inscrições são pelas tradicionais planilhas no excel. O primeiro passo para quem utiliza esse método é criar pastas separadas no seu computador para cada equipe. 

Crie a pasta com o nome de cada equipe e coloque dentro dela somente os documentos referentes a essa equipe. Nela você pode colocar documentos, informações de atletas, dados de pagamento, fotos dos atletas, e outras informações específicas daquela equipe.

Caso decida utilizar plataformas especializadas em eventos esportivos, você não precisará mais utilizar planilhas do excel. As plataformas fazem o cadastro de cada atleta totalmente online e já separam por perfil de cada atleta os documentos que você cadastrar.

Escolha a forma de pagamento mais adequada

Você deve pensar nas maneiras mais práticas para os seus atletas/equipes pagarem as inscrições e a melhor maneira para você administrar esses pagamentos. Faça uma planilha de acordo com a forma de pagamento que você escolher: por equipe ou por atleta. 

Caso o pagamento seja pela equipe inteira, faça uma planilha com o nome de todas as equipes e o status do pagamento. Caso o pagamento seja por atleta, faça duas planilhas: uma por equipe, com todos os pagamentos efetuados por atletas; e uma planilha com todas as equipes, para você visualizar quais
equipes completas já pagaram.  

Se você optar por utilizar plataformas especializadas em eventos esportivos, você não precisará mais utilizar planilhas do excel. O pagamento pela SporTI, por exemplo, é efetivado dentro da própria plataforma, e você não precisa se preocupar mais em anotar quem pagou ou quem não pagou: está tudo na plataforma.

Agora que você já sabe as melhores maneiras de fazer as inscrições de atletas e equipes no seu evento esportivo, 
tirar o evento do papel ficou fácil! Mas mais fácil ainda é usar a plataforma que te auxilia e facilita o seu trabalho em todas as etapas!

Crie agora seu campeonato e comprove!