Plataforma SporTI MultiSports
Notícia - 05/03/2019 às 23:12:57
COMO ORGANIZAR UMA COMPETIÇÃO ESPORTIVA DE SUCESSO?
Saiba os primeiros passos para que o seu evento esportivo tenha o sucesso que você sonha

Por JÚLIA ALVES
BELO HORIZONTE, MG
Saiba como planejar um evento esportivo de sucesso. (Foto: Douglas Rossi / ClickEsportes )
Quer organizar uma competição ou evento esportivo em sua cidade, entre escolas ou com funcionários de uma empresa? Para que o seu campeonato seja bem sucedido, é necessário que você esteja atento a vários pontos, afinal, a realização de uma competição é complexa. Antes de colocar a mão na massa, o organizador precisa planejar como será o seu evento.

Essa primeira fase é fundamental para que você consiga o sucesso que tanto almeja. É a hora de pensar nos times, atletas, torcida, patrocinadores e outros personagens envolvidos em uma competição e definir ações estratégicas que serão executadas ao longo do campeonato. Então, se organize com antecedência e evite surpresas durante o percurso.

Veja abaixo o que você definir para planejar o campeonato.

A proposta do evento

Quando se tem a ideia de organizar uma competição, o primeiro passo é decidir para qual o público será o campeonato. Entender o perfil dos participantes determinará algumas escolhas, como a data do evento, o local que ele será realizado, a premiação que poderá ser oferecida, os parceiros que você irá procurar e os atrativos além da própria prática esportiva.

Neste primeiro momento, você deve levantar todas as possibilidades e fazer suas escolhas. É importante que você entenda que definir o seu público exato e o objetivo do evento contribui para que você tome as melhores decisões. Por exemplo, se o seu campeonato será para universitários, é melhor marcar para feriados no meio do semestre letivo, evitando épocas de provas e início de semestre quando as pessoas ainda não tiveram tempo de se conhecer para organizar os times. Além disso, você pode pensar em um espaço para venda de bebidas. 

Antes de qualquer ação é necessário o planejamento

Após pensar em todas as possibilidades, é a hora de estruturar tudo que tem que olhar. Você já sabe o tipo do evento e o que ele deve ter, então tem que fazer o orçamento para saber quanto que é necessário para realizar a competição. É o orçamento que irá nortear as próximas decisões.

Com esse valor fechado, é possível definir quanto que será necessário cobrar de inscrição e quanto será preciso captar de patrocínio para pagar os custos do campeonato. Você não precisa fechar nenhum serviço neste momento, mas já deve ter orçado para fazer o planejamento da sua competição.

Nessa etapa, você também deve estudar quais ferramentas você pode usar para facilitar a execução das tarefas de gerenciamento da competição. A plataforma SporTI, por exemplo, consegue reduzir o trabalho operacional pela metade e te dará mais tranquilidade para realizar o seu evento.

Defina a equipe de trabalho do evento

Organizar uma competição exige que várias tarefas sejam executadas. O planejamento, as estratégias de comunicação, o plano comercial e execução técnica são trabalhos que irão requerer dedicação. Você pode avaliar a sua disponibilidade para fazer tudo sozinho ou reunir uma equipe de trabalho. Independente da sua opção, é fundamental fazer um check-list do que deve ser feito dentro de cada uma dessas áreas.

Caso você opte por montar uma equipe para organizar a competição, deixe claro o que é a função de cada um para que duas pessoas não cuidem de uma mesma tarefa ou algo fique sem ser resolvido.  Você pode estudar como será a divisão das obrigações, o que é indispensável é uma pessoa para ser o diretor técnico.

Um evento esportivo de sucesso só acontece se tiver um diretor técnico atuando durante a fase de inscrição das equipes e realização dos jogos. Ele será responsável por acompanhar a marcação das partidas, trabalhar para que as informações cheguem a todos os envolvidos, certificar que os atletas estão inscritos corretamente, a arbitragem lançou a súmula, dentre outras funções cruciais para o bom andamento do campeonato.

A sua competição precisa de visibilidade

Para que os times saibam da competição e queiram participar, o seu evento precisa ser conhecido! As estratégias de divulgação podem mudar de acordo com o seu público. Você deve avaliar se vale à pena apostar todas as suas cartas no meio digital ou se será necessário também divulgar também com material físico, como cartazes e folhetos.

Se o seu público for muito segmentado e estiver em locais específicos, uma boa estratégia é fazer visitas para explicar a proposta do evento e como ele será. Não melhor do que uma conversa olho no olho para convencer alguém que a sua competição será imperdível!

Dar visibilidade ao seu evento é torná-lo desejado. Isso inclui os atletas quererem jogar como também marcas interessarem estar presente por meio de parcerias. Uma competição é um produto que deve ser explorado de maneiras diferentes. Saiba mostrar o potencial do seu evento!


Corra atrás de patrocinadores

Quando você fizer o orçamento para executar a sua competição, você verá que realizar um evento esportivo não é barato. Uma opção é repassar esse custo para os participantes por meio das inscrições, entretanto, isso poderá afastar o seu público.  Portanto, o apoio de patrocinadores é fundamental.

Para ajudar a convencer uma empresa que vale à pena patrocinar a sua competição, você deve ter um material de apresentação do que é o seu evento e quais produtos você pode oferecer em contrapartida.



publicidade