INICIE ESPORTE CLUBE INICIE ESPORTE CLUBE STARTUPCUP
Notícia - 02/09/2020 às 20:39:21
AQUECIMENTO PARA ‘V STARTUP CUP’
Uma retrospectiva da história da Startup Cup

Por CRISTIAN GOMES
BELO HORIZONTE, MG
Campeões da IV edição posam para foto (Foto: Douglas Rossi e Viviane Moreira)
A V Startup Cup está vindo aí, mas você sabe de tudo o que aconteceu nas edições anteriores? Não? Então, pega esse panorama que fizemos da história da competição:

Na primeira edição da maior competição esportiva entre startups, houve apenas uma competição masculina com 16 equipes, que foi vencida pela equipe da Rock Content ao bater a Semear FC por 3x2 de virada. O artilheiro da competição foi Thiago Lúcio, da Take Ventures com 10 gols.

Com o sucesso da primeira edição, a II Startup Cup chegou com mudanças, através da adição de uma competição feminina e outra masculina, tendo assim a divisão entre Série Ouro e Série Prata. Na Série Ouro, os campeões da Rock Content fizeram novamente boa campanha, mas pararam na semifinal, quando não conseguiram frear a Hotmart Soccer Team, que acabou se tornando a campeã ao vencer a Appprova FC na final. Já na Série Prata, disputada por 7 equipes em pontos corridos, o título ficou com a Futlaw D.S. que venceu todas suas 6 partidas. A edição feminina debutou com 8 participantes e teve a Unicórnio Futebol Clube sagrando-se campeã ao bater a Rock Content Team na final.


O primeiro bicampeonato da Startup Cup veio com a nova vitória da Unicórnio Futebol Clube, que numa campanha irretocável teve 6 vitórias em 6 jogos, o melhor ataque com 60 gols feitos e a melhor defesa com apenas 3 sofridos, além da artilheira da competição, Thaís, que balançou as redes 17 vezes. Na competição masculina, continuou-se a saga de o vencedor da edição anterior ir bem, mas ficar no quase, já que na Série Ouro, o Hotmart foi vencido pelo Manchester Seed FC. Na Série Prata, agora com 10 times, o CNE Newton conseguiu o título por uma revanche ao vencer na final, o Vulpigator, equipe para qual havia perdido na fase de grupos.

A IV Startup Cup veio com quebras na rotina tanto no feminino quanto no masculino. As atuais bicampeãs e até então única equipe a ter conquistado o título na competição feminina, a Unicórnio FC, foram pela primeira vez derrotadas, na semifinal. As responsáveis pelo feito, do Grupo Monetizze, se tornaram campeãs ao derrotar a Futlaw D.S. na finalíssima. Já a quebra do masculino foi pela chegada do primeiro bicampeão, a Hotmart Soccer Team, que chegou na final pela terceira vez consecutiva e dessa vez bateu o Smartalk FC. Os estreantes da Sentinela - NINA venceram a Série Prata contra os também estreantes da Rectrix Futebol Clube na disputa de shoot-outs.


O histórico completo da competição:

Masculino - Série Ouro
2 títulos: Hotmart Soccer Team
1 título: Rock Content Team e Manchester Seed FC

Masculino - Série Prata
1 título: Futlaw D.S., CNE Newton e Sentinela - NINA

Feminino
2 títulos: Unicórnio Futebol Clube
1 título: Grupo Monetizze

A V Startup Cup contará com uma grande novidade, serão feitas edições em diferentes cidades, inclusive fora do Brasil: São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Santiago, além da já tradicional, em Belo Horizonte. À começar pela edição chilena, que acontecerá entre 21 de março e 25 de abril.