CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SORVEBOL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SORVEBOL CBS
REGRAS BÁSICAS DE SORVEBOL - 04/09/2020 às 04:21:37
REGRAS BÁSICAS DE SORVEBOL
Regras básicas do Sorvebol, características do jogo, altura da rede, medidas da quadra

Por CLAUDIO GOMES MENDES
BELO HORIZONTE, MG
Final do BH OPEN DE SORVEBOL 2018, Ginásio do Mineirinho em Belo Horizonte- - MG (Foto: Sorvebol Mídias)
CARACTERÍSTICAS DO JOGO

No Sorvebol os jogadores utilizam cones e bola.
 É  um jogo de características específicas que oferece sua versatilidade a todos.Disputado em quadras  de superfícies naturais e sintéticas.

A quadra é dividida em duas  por uma rede.

É jogado em sistemas: Simples (1x1) masculino e feminino. Duplas (2x2)  masculina, feminina e mista.Quartetos (4x4) masculino, feminino e misto. Paralímpico – misto Livre.

OBJETIVO DO JOGO

O objetivo do jogo é fazer a bola cair no campo adversário realizando pontos.

Cada jogador tem um cone para sacar a bola, receber, dar passes e lançar ao campo adversário.

SET DO JOGO
São dois sets de 21 pontos, com  pontos  diretos sem vantagens.O set é vencido pela equipe que marcar primeiro 21 pontos, com uma vantagem mínima de dois pontos sobre os pontos da equipe adversária.No caso de um empate em 20 pontos, a partida continua até que seja atingida uma diferença de dois pontos.

Vence  o jogo quem ganha dois sets.Caso haja empate em sets vencidos, 1x1, será disputado um tie-break, no qual a equipe ou (individual simples), que marcar 15  pontos  primeiro, vencerá o tie-break, com uma diferença de dois pontos para o adversário, com isso, ganha-se o set e consequentemente a partida.

Em caso de diferença menor que dois pontos, segue-se o tie-break, até que a diferença seja cumprida.

TOQUES DE BOLA /  TOQUES DAS EQUIPES

Cada equipe tem direito a tocar a bola, no máximo, três vezes para retorná-la por cima da rede ao campo adversário, (exceto em partida de simples onde não há troca de passes).

RECEPÇÃO DA BOLA E FALTAS DE JOGO

(A) O jogador deve encaixar a bola usando o cone, podendo deixar quicar no cone  até duas vezes para seu total domínio, pois não será considerado dois toques.No terceiro quique considera-se como um toque  irregular, então é marcado falta  e  ponto para o adversário.

(B) O jogador não pode rebater a bola, cortar, chutar ou bloquear a bola com o cone.

É preciso encaixar a bola no cone.

Não é permitido tocar a bola com as mãos, ou qualquer parte do corpo.

TRÊS SEGUNDOS

Cada jogador pode permanecer com a bola por no máximo  três segundos, após este tempo, é marcado falta e ponto para o adversário.

SAQUE

Antes do início do jogo, o árbitro se reúne com os dois capitães das equipes para um sorteio.O vencedor recebe o direito de escolher entre seu time começar sacando, recebendo ou o lado da quadra.

No início dos sets seguintes, os times se alternam entre quem começa sacando.Exemplo:(time A começa sacando o 1º  set; time B 2º set).

Todos os pontos devem ser iniciados com um saque.

O jogador  responsável por sacar deve se manter dentro da área delimitada até lançar a bola. Caso ele pise na linha ou invada a quadra antes de terminar o movimento do saque, o mesmo é invalidado e o time adversário ganha automaticamente o ponto.

A bola é colocada em jogo pelo sacador.

Este executa o saque utilizando o cone, lançando a bola sobre a rede em direção ao campo adversário, a jogada continua até que a bola toque o solo, caia fora, bata em qualquer parte do corpo ou uma equipe / jogador individual cometa uma infração não devolvendo a bola corretamente  para o campo adversário.

Quando uma equipe que está no saque vence o ponto, ela continua a sacar.O mesmo sacador é mantido, até que o adversário vença um ponto. Quando o time recebedor vence um ponto, ocorre a “rotação”.

ÁREA SAQUE

No momento em que a bola for lançada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada em sua própria quadra (exceto o sacador).Os jogadores estão livres para se posicionarem na quadra, não havendo posições determinadas.

FUNDAMENTOS DO SORVEBOL

Os fundamentos do Sorvebol são:
  • Saque
  • Recepção
  • Passes / Toque
  • Ataque
A jogada tem início com os saques. O sacador, é o jogador que lança a bola com o cone, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu adversário. Se ele ultrapassar o limite, a bola vai retornar para seu adversário sacar.
 Note que quando a bola toca no chão do time adversário, ocorre a marcação de pontos.

A chamada “zona de saque” representa o local onde o jogador (sacador) deve permanecer para lançar a bola.

Trata-se de uma área de até 9 metros de largura situada após cada linha de fundo.

Caso o jogo seja em duplas e quartetos, após a recepção da bola os jogadores poderão trocar passes, podendo fazer jogadas e surpreender seus adversários.

Os jogadores recebem o saque e ataque através do fundamento da recepção, feita com o encaixe da bola no seu cone.

Os ataques exigem muita técnica nas jogadas, podendo até realizar saltos para lançar a bola com força no solo da equipe adversária para fazer o ponto.

QUADRA E  ÁREA DE JOGO

A área de jogo inclui a quadra de jogo e a zona livre.

DIMENSÕES

A quadra oficial de jogo é retangular, medindo 16m x 6m no máximo, e 10m x 5m no mínimo.

É circundada por uma zona livre de no mínimo 3 metros de largura, com um espaço livre de qualquer tipo de obstáculo até uma altura mínima de 12,5 metros do solo.

LINHA DE 1 METRO

(A)

A linha de 1 metro fica entre a rede / linha central, o jogador  pode se posicionar em qualquer parte da  quadra, não podendo devolver a bola por cima da rede quando estiver  dentro da linha de 1 metro. Somente receber ou tocar a bola no caso de duplas e quartetos.

Quando o jogador recebe a bola dentro da linha de metro, ele  poderá sair dela com a bola,  tocar ou devolver  a bola para campo adversário.

(B)

O jogador pode saltar de fora da linha de 1 metro para  devolver a bola ao campo adversário, ao tomar impulso, eles não podem pisar sobre a linha ou dentro da área correspondente a 1 metro. Após lançar a bola, é permitido que eles “pousem” dentro da área sem tocar a rede ou invadir o campo adversário.

No caso de invasão ou toque na rede, será marcado falta e ponto para o adversário.

REDE

A rede mede 1,00 metro  de altura por 8,50 a 9,50 metro de largura, com uma variação de (+/- 0,1m a 3cm) quando tensionada, estendida verticalmente sobre o eixo central da quadra.

ALTURA DA REDE

A altura da rede para competições oficiais da FIS,  masculinas é de 2,40m,   de 2,20m para competições femininas. Para competições mistas 2,40m.

OBS
:   A altura da rede pode variar por grupos de idades ou sexo, de acordo com o seguinte:

SUPERFÍCIE DE JOGO

O terreno da quadra deve ser, nivelado, o mais plano e uniforme possível, (Exceto na praia), livre de pedras, e qualquer outro objeto que possa representar risco de cortes ou ferimentos aos jogadores.

TIPOS DE PISOS
 PVC, Grama Natural, Grama Sintética, Cimento Liso, Taco e Areia (Praia).

SORVEBOL PARALÍMPICO – MISTO

O Sorvebol paralímpico – misto é praticado somente em duplas e quartetos.
Masculino, feminino e mistos.

O nome “paralímpico – misto”é porque o atleta e paratleta atuam juntos, em duplas ou quartetos.

Um paratleta é um atleta paralímpico ou, de modo geral, qualquer praticante de atividade desportiva que possui alguma deficiência, podendo ser esta física, visual, intelectual.

As regras são parecidas com as do Sorvebol tradicional, a diferença e que a bola precisa passar ao menos uma vez pelo jogador paratleta, seja no saque, recepção, ataque ou passe, em cada rally.

Caso o atleta recebedor não passar a bola ao seu parceiro(o) para-atleta, será marcado falta e ponto para o adversário.

No caso de duplas é obrigatório ter um paratleta e um atleta.

No caso de quartetos é ter obrigatório dois paratletas e dois atletas.

Download do Anexo