CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SORVEBOL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SORVEBOL CBS
Página Institucional

Quem Somos

Confederação Brasileira de Sorvebol (CBS) é a entidade máxima do Sorvebol no Brasil.

Fica no coração de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, tem como  função de regulamentar, organizar  as competições nacionais de Sorvebol,filiada a Federação Internacional de Sorvebol (FIS).

A ela respondem as Federações estaduais e polos, responsáveis pelos campeonatos em cada unidade da  Federação.

HISTÓRIA DO SORVEBOL

O Sorvebol nasceu no dia 30 de julho de 2003, em Belo Horizonte, Minas Gerais, criado pelo professor de educação física Cláudio Gomes Mendes, que buscava inovação e desenvolvimento em suas aulas na Escola Estadual Professor Agnelo Correia Viana.

A ORIGEM DO NOME SORVEBOL
 O nome veio pelo fato que a bola mais o cone dão um formato de casquinha de sorvete, daí o nome foi batizado de SORVEBOL.

DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE Em uma de suas aulas o professor Cláudio recolheu um cone esportivo e pediu para um aluno devolver uma bola, o aluno jogou a bola, e o professor encaixou a bola no cone invertido, logo veio a ideia de criar um novo esporte.

O professor decidiu fazer algo diferente para deixar suas aulas ainda mais atrativas, pegando um cone esportivo e uma bola de iniciação esportiva, utilizou uma quadra de vôlei com a rede, começou a jogar em duplas com as regras adaptadas, com isso se desenvolvia a nova modalidade esportiva.

No princípio o objetivo do jogo era fazer a bola cair no campo adversário marcando pontos, sem muitos detalhes pois não tinha regras definidas.
 Com passar do tempo, foram estudadas e desenvolvidas as regras oficiais e a produção dos materiais oficiais da modalidade.

SORVEBOL NAS ESCOLAS
A modalidade foi implantada nas escolas municipais da capital mineira em 2006, nos Programas Segundo Tempo, Escola Integrada e nas aulas de educação física.

A Escola Municipal Maria em Belo Horizonte foi a base para o desenvolvimento da modalidade, com a criação de torneios internos e regionais.
Com sua prática nas aulas educação física veio o crescimento e sucesso do Sorvebol, e logo ganhava adeptos, entre crianças, adolescentes e adultos.

ORGANIZAÇÃO E FUNDAÇÃO DA PRIMEIRA FEDERAÇÃO
O número de praticantes crescia a cada dia, e no 22 de fevereiro de 2007 foi fundada a primeira federação da modalidade, com sede em Belo Horizonte - MG. A Federação Mineira de Sorvebol foi a responsável por regulamentar regras, filiação de atletas, paratletas,  organização de campeonatos e eventos na época.

Hoje já existem federações estaduais, Confederação Brasileira e Federação Internacional da modalidade. Fonte (FIS)

Estrutura
A modalidade Sorvebol é praticada em cinco categorias, base, principal, Veterano, feminino e paralímpico misto, temos um quadro de 960 árbitros e uma boa estrutura para a realização dos eventos esportivos. Milhares de atletas inscritos em todas as categorias,nos eventos principais. A CBS (Confederação Brasileira de Sorvebol) tem  uma ótima estrutura  para os eventos de Sorvebol. A CBS (Confederação Brasileira de Sorvebol),  é uma instituição atuante no Brasil, para o desenvolvimento do esporte.