SUCESU MINAS SUCESU MINAS SUCESU
Notícia - 02/10/2019 às 15:48:39
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Entenda como funciona as formas de disputa e como a Classificação Geral implica no Regulamento

Por RICARDO LUIZ DE FREITAS
BELO HORIZONTE, MG
Classificação Geral da XVII Copa Sucesu de Futebol (Foto: Google)
A Copa Sucesu de Futebol teve início no dia 14 de Setembro com o Torneio Início, que reuniu todas as equipes inscritas na Copa para fazerem jogos de 10 minutos cada um. Ela está dividida nas categorias Masculina, com 12 equipes, e Feminina, com 3 equipes. 

Forma de disputa da categoria FEMININA:

As 3 equipes jogarão entre si, em único turno. A que tiver melhor classificação irá direto para a fase final. As outras duas equipes irão disputar a semifinal, em um jogo eliminatório, classificando-se para a final a equipe vencedora, que será disputado em um jogo único.

Forma de disputa da categoria MASCULINA:

Inicialmente, as 12 equipes foram divididas em 3 chaves de 4 equipes cada que jogarão entre si, em turno único. As duas melhores de cada chave serão classificadas para as quartas de final, junto dos dois melhores terceiros lugares de todas as chaves.

Essas 8 equipes classificadas farão 4 jogos eliminatórios, classificando-se para a semifinal as equipes vencedoras de cada jogo. As 4 equipes que passarem para a semifinal farão 2 jogos eliminatórios, que irão classificar as 2 equipes que jogarão a final. Na final, as 2 equipes disputarão o título de campeã. Para definir o terceiro lugar, será feito um jogo único entre as duas equipes perdedoras da semifinal.

Mas a ordem da Classificação Geral está diferente da ordem da classificação dentro das chaves das equipes. Porque?

A Copa Masculina é composta, na Classificatória, por 3 chaves com 4 equipes em cada uma. As chaves são feitas por sorteio, podendo ter times mais “fortes” e mais “fracos” dentro de cada uma. 

Vamos supor que na chave x temos alguns times mais fortes e na chave y temos alguns times mais fracos. A chave com times mais fortes terá mais dificuldade de pontuar, visto que os jogos serão mais complicados. Então o 3 lugar da chave x (forte) poderá ter menos pontos acumulados que o 4 lugar da chave y (fraca). Assim, na Classificação Geral, o 4 lugar de uma chave pode ter uma classificação melhor que um time que ficou em 3 lugar em outra chave.

Precisamos salientar que a Classificação Geral faz uma presunção do ranqueamento das equipes baseado nos números apresentados dos jogos, pois não é possível calcular a pontuação de cada time perfeitamente tendo como variável a dificuldade diferente de cada jogo disputado.

Assim, foi escolhido o método de selecionar os dois melhores terceiros lugares de todas as chaves pois é o mais próximo de se eliminar a diferença da dificuldade de cada jogo.

Veja a Classificação Geral - Masculino
Veja a Classificação Geral - Feminino