SORTICA EVENTOS SORTICA EVENTOS SORTICA
Notícia - 24/12/2019 às 18:33:42
UM GOL DE PLACA
SÉRIE DE ENTREVISTAS COM MAURICIO PAZ - RODRIGO KANDRIK

Por MAURÍCIO RABAIOLLI PAZ
,
Maurício Paz (Foto: Maurício Paz)
Se as finais da Copa Sortica de Futsal foram realizadas em um dos maiores palcos esportivos do Rio Grande do Sul, o mérito de agregar história e educação não seria possível sem o auxílio de Rodrigo Kandrik. Diretor Geral de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, apoiou a iniciativa de promover o campeonato no Tesourinha, ginásio onde já se realizaram grandes partidas oficiais da Liga Futsal, inclusive sob a presença do craque Falcão.

‘‘Quanto mais parceiros tivermos para promover o esporte aqui em Porto Alegre, melhor’’, ressalta Rodrigo, que respira o futebol desde criança. Atuou, inclusive, pelo Caxias, mas a falta de incentivo para continuar no esporte interrompeu o sonho de infância. Agora, do outro lado, tem a possibilidade de se redimir, permitindo que outros jovens tenham a chance de concretizar o mesmo desejo de quando era pequeno – ser jogador profissional.

‘‘O investimento no esporte não se limita a si. Ele reduz o crime, o consumo de drogas, enfim, é uma ferramenta de transformação’’, afirma. Rodrigo, inclusive, traz o exemplo de uma jovem de 14 anos com um futuro promissor no futebol. Fez questão de levá-la ao Grêmio, mas as estruturas psicológica, social e familiar inviabilizaram o sonho profissional.

Por isso, quando conversou com Jorge Sortica – organizador do campeonato – fechou uma parceria no mesmo momento. A Copa, que alia princípios pedagógicos a crianças das mais diversas classes sociais, veio como um alento para Rodrigo, que a interpreta como a valorização dos princípios humanos mais básicos. Nos dias 23 e 24 de novembro de 2019 saiu um gol de placa também fora das quadras.

Download do Anexo