SORTICA EVENTOS SORTICA EVENTOS SORTICA
SÉRIE DE ENTREVISTAS COM MAURICIO PAZ - ELIÉSIO GOMES

Por MAURÍCIO RABAIOLLI PAZ
,
Maurício Paz (Foto: Maurício Paz)
Quando Eliésio Amantino Gomes acorda cedo, ergue as meias e apita o jogo no domingo pela manhã, faz história mais uma vez. É sob o teto do ginásio Tesourinha que comanda o 100º jogo pela Copa Sortica, nas finais do Futsal. A experiência para tamanha responsabilidade é acompanhada de uma vida inteira dedicada ao esporte.

O árbitro, que esteve entre os relacionados no jogo do rebaixamento do Corinthians, em 2007, no Estádio Olímpico, lembra que tudo teve início na adolescência, quando foi mesário dos 13 aos 16 anos. A estatura de 1,71m, insuficiente para realizar um curso profissional de juiz no Rio Grande do Sul, o levou ao estado vizinho aos finais de semana durante um longo período.

E entre viagens de ida e volta a Santa Catarina, consolidou o nome no campo. Voltou-se ao futsal em 2012. Mas foi em 2014 que os caminhos de Eliésio se cruzaram com a Copa Sortica, o principal campeonato que apita atualmente. Na competição, que o agrada pela organização e educação, tem como objetivo ver a formação de cidadãos através do futebol.

Nas dificuldades que o impediram em seguir o sonho de criança, projeta o futuro. Passou a se dedicar apenas às categorias de base. Eliésio tem uma crença que vai além do espírito: ‘‘A pedagogia molda o atleta dentro e fora de quadra. E sem o esporte o futuro do cidadão pode ser ainda pior.’’

Download do Anexo