SORTICA EVENTOS SORTICA EVENTOS SORTICA

Por MAURÍCIO RABAIOLLI PAZ
,
-- (Foto: --)
Há 36 anos, Bira Pereira respira futebol. Tem na memória, desde sempre, a infância associada ao esporte. E de lá pra cá, trilhou um vasto caminho até chegar às finais da Copa Sortica pelo atual grupo. Até os 17 anos, jogou nas categorias de base, o que lhe deu certeza da vontade de trabalhar de vez com o esporte.

Aos 18 anos, tornou-se professor. E os destinos o encaminharam ao futsal. E foi nessa jornada que, junto a Diozel Vendruscolo, fundou o Atlético Gaúcho, em 2005. Após a consolidação de um trabalho de longa data, surgiu a ideia de criar uma nova escola, que aos poucos ganhou nome, rosto e a alma do time de Paraná. Em 2016, surgia o Furacão.

Com duas sedes, uma na Capital e outra em Cachoeirinha, Bira e Tyska formam cerca de 200 atletas durante duas vezes por semana. O propósito educacional, para o treinador, sempre fica em primeiro lugar. ‘‘Ser campeão, estar em uma final, é algo secundário. Nosso principal objetivo é formar o ser humano’’, afirma. Não à toa, no primeiro ano de competição, ingressou direto na Copa Sortica.

O comandante também ressalta o papel da escola como de aprendizado. Ter satisfação e compreender um conselho tático em um olhar compõem os princípios básicos do treinador. E foi assim que chegou às finais do campeonato no primeiro ano que disputou, em 2018, pela categoria Sub-11 Prata. Hoje, em Alvorada, Bira ergue mais uma taça, agora pelo Sub-11 Bronze.

Download do Anexo