SORTICA EVENTOS SORTICA EVENTOS SORTICA
SÉRIE DE ENTREVISTAS COM MAURICIO PAZ - FERNANDA MORAIS

Por MAURÍCIO RABAIOLLI PAZ
,
Maurício Paz (Foto: Maurício Paz)
Em um clima descontraído, é como se Fernanda Morais fosse membro de uma grande família. E não só parece como é. Há pouco mais de um ano, faz parte da Copa Sortica. Polivalente, pode ser vista como árbitra, mesária e até organizadora da competição, que já não pensa mais em sair.

A relação fraterna começou há um ano, quando Marlova Boeck, amiga de longa data, a indicou para apitar o campeonato. Formada em Educação Física e no curso da Federação Gaúcha de Futebol de Salão, Fernanda aos poucos constrói um sonho arquitetado quando pequena. Leva na memória o futsal como principal esporte na infância.

E foi na escola que decidiu trilhar os rumos da vida profissional. Inspirada no professor de Educação Física do Ensino Médio, viu o potencial de transformação do esporte. Ele era responsável por um projeto social que buscava afastar os adolescentes das drogas através da ferramenta de ensino. E a partir desse momento, soube o rumo que sua vida tomaria.

Fernanda, hoje, aos 26 anos, trabalha com prevenção, mas perpetua o destino que lhe trouxe esperanças há poucos anos. Mesmo com a certeza, reconhece o machismo como um empecilho para a vida na arbitragem. Mas sabe que na Copa Sortica a única resposta para o preconceito é a intolerância. ‘‘A organização, a amizade, ninguém ter essa vontade de derrubar o outro… eu não abro mão de trabalhar aqui. É realmente uma Família Sortica’’.

Download do Anexo