FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO
Notícia - 01/08/2019 às 18:30:52
CORRIDA DE RUA: PORQUE VOCÊ DEVE ADERIR ESSA PRÁTICA
Com baixo custo e de prática simples, a modalidade proporciona muitas vantagens ao seus praticantes

Por ISABELLE TOFANI
BELO HORIZONTE, MG
Corrida de rua (Foto: Divulgação)
Os planos para mudar a vida no próximo ano são muitos: cuidar da saúde, fazer novas amizades, ajudar um projeto social, encontrar um amor, entre outros. Imaginar isso tudo é fácil, o que é difícil mesmo é colocar em prática esses projetos depois de estourar a champagne e pular as sete ondinhas. No entanto, a corrida de rua está aí para dar uma mão a quem deseja uma mudança em 2019.

Com baixo custo e de prática simples, a modalidade proporciona muitas vantagens ao seus praticantes e começar o ano já inscrito em uma prova pode ser a chave para a mudança tão sonhada. Dúvida? Listamos cinco motivos que comprovam isso. Confere só:

1) Deixar a preguiça de lado: ao saber que você tem um desafio com data e hora marcada, você se compromete com seus treinos. “A preguiça costuma aparecer quando se está sem nenhum objetivo específico, quando se está treinando apenas por treinar. A dica para se manter bem é ter um calendário fixo com as provas e focar no que vem pela frente”, explica Rafael “Palito” Cruz, treinador do triatleta Igor Amorelli.

2) Cuidar da saúde: sabendo que tem uma prova pela frente, consequentemente, você precisará prestar mais atenção ao seu corpo. Começar o ano com uma prova no radar garantirá aquela visita ao fisioterapeuta, ao cardiologista e ao nutricionista. Isso tudo ajudará a emagrecer, baixar o colesterol, diminuir a ansiedade e até prevenir a depressão e doenças mais graves.
“Eu já vi pessoas que perderam 50, 60 kg, começando com uma leve caminhada. Depois, você vai evoluindo aos poucos. Participar de corridas de rua, independentemente do tempo que for fazer, é um passo importantíssimo para o início na atividade. Os médicos também indicam muito, pois o corpo começa a funcionar melhor, gerando uma evolução na qualidade de vida”, afirma Moisés Oliveira, instrutor de Running Class na Bodytech Iguatemi.

3) Ajudar o outro: Se a meta para 2019 é essa, não faltam corridas que apoiem causas legais, que revertem sua renda para ações nobres como prevenção de doenças, pesquisas para cura do câncer, entre tantas outras causas que precisam da conscientização e apoio da sociedade .

4) Fazer novos amigos: ao se inscrever para uma prova, uma boa ideia é buscar uma assessoria de corrida. Ao fazer parte de uma, além de melhorar seus treinos, você começará a conviver com pessoas diferentes, a conhecer novas realidades, e a partir disso um novo círculo social fará parte de sua vida.
“Na assessoria, as pessoas te puxam, têm objetivos semelhantes, geram novos estímulos de relacionamento e a chance de desistência é menor. Já nas provas, você ganha um kit especial, número de peito e, no meio do grupo de corredores, o ambiente é diferente, é estimulante. Você não precisa competir com ninguém, mas começa a acompanhar algum grupo de pessoas e acaba se superando. Muitas vezes, alcançam tempos que não imaginariam”, afirma o instrutor Moisés.

5) Planejar seus gastos e seu tempo: ao começar o ano com uma meta já estabelecida e um compromisso fechado, você sabe o que precisa fazer para atingi-los. Assim, se a prova envolver uma viagem, começará a guardar dinheiro; já se a quilometragem a ser percorrida é mais alta do que você está acostumado, o treino precisará aumentar. Com isso já resolvido, ficará fácil de se planejar e a desenhar um ano mais feliz e cheio de realizações.

Reprodução: Webrun.com.br
publicidade