FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO FPA
Notícia - 02/08/2019 às 13:23:59
COMO A PNL COMO AJUDAR A MELHORAR SEU TREINO!
Trabalhar a mente é tão importante quanto treinar o corpo quando se tem um objetivo na corrida.

Por ISABELLE TOFANI
BELO HORIZONTE, MG
Técnica PNL (Foto: Divulgação)

Seja qual for o desafio ou seu grau de experiência, é natural que em certos momentos a parte psicológica atrapalhe a evolução física.

Por isso, trabalhar a mente pode ser um grande diferencial durante o processo de preparação para um objetivo dentro da corrida.Uma técnica que pode ser aplicada na psicologia esportiva é a PNL (Programação Neolinguística).

Como funciona a PNL no esporte

Desenvolvida em 1970, a PNL é um estudo que conecta os processos neurológicos à linguagem e atitudes.

A técnica acredita que nossas atitudes são frutos de crenças internas que impactam diretamente nos resultados obtidos durante a vida.

Basicamente quer dizer que, se você imaginar que será derrotado, então você terá mais chances de ser derrotado de verdade.

Isso vale para o contrário também. Se acreditar na vitória, então ela virá.

“Uma vez que nossa mente consegue imaginar, ela processa como algo é vivenciado. Podemos inclusive sentir a emoção de cada imagem projetada. Por isso, a criação do mapeamento mental detalhado do objetivo é poderoso dentro de um processo evolutivo do atleta”, explica Moniqui Agnes, coach trainer e atleta de corrida de montanha e asfalto.

Para programar a mente com PNL é preciso saber em primeiro lugar onde exatamente se pretende chegar.Isso envolve especificidades como data, hora, tempo, acessórios esportivos necessários, lugar e até visualizar o cenário perfeito e as adversidades.

Ou seja, tudo precisa ser devidamente pensado para que a técnica se torne uma ferramenta útil. Também é importante trabalhar simultaneamente pensamento, emoção e ação.

“Dessa forma, passa a ser possível desconstruir habilidades que se resultam em barreiras como justificativas, autossabotagens e ações que levam até mesmo a uma lesão. Reprogramar a mente com novas habilidades que se transformarão em soluções e resultados de sucesso. A mente aprende a criar novas rotas para cruzar a mesma linha de chegada, mas exatamente com a imagem já projetada”, explica a coach.

É possível associar outros métodos para melhorar a performance, como meditação, respiração e autotranse para potencializar seu foco.

São inúmeros os benefícios proporcionados por esse conjunto de técnicas. Veja na sequência alguns listados por Moniqui.
  • Definição de objetivos e prioridades que podem estar relacionados à performance (tempo), transição de modalidade ou distância e reabilitação.
  • Autoconhecimento e autodesenvolvimento contínuo.
  • Identificação de obstáculos e enfrentamento de medos para transformá-los em algo benéfico para os treinos e provas.
  • Capacitação e desenvolvimento de novas habilidades como atleta.
  • Controle das próprias emoções.
  • Inteligência emocional.
  • Transformação de aprendizados em resultados de sucesso.
  • Desenvolvimento de foco, comprometimento e disciplina.
  • Capacidade de tomar decisões assertivas, de maneira rápida.
  • Maior comprometimento com resultados.
  • Elevação das capacidades ao máximo para uma boa performance nos treinos e competições, sabendo lidar com a pressão.

Exercício prático de PNL para melhorar sua corrida

Antes do treino

Relembre em voz alta, (se possível, falar em frente a um espelho para aumentar o comprometimento) para qual finalidade é aquele treino específico.

Mensure de 0 a 10 o quanto se está comprometido a se empenhar na execução das ações necessárias, para garantir o resultado almejado que já tem a data específica. Imagine quais serão as emoções positivas que vivenciará no dia da sua grande conquista.

Durante o treino

Projete o dia da prova e mentalize percurso, pace, frequência cardíaca, respiração, biomecânica, consciente de que cada movimento está construindo o objetivo final.

Após o treino

Finalize o treino com sentimento de vitória, cabeça erguida e palavras positivas.

Tanto nossa fisiologia como as palavras que alimentam nossa mente são capazes de potencializar ou destruir o resultado final.

Mas para chegar até o resultado final há um caminho a ser percorrido e valorizado a cada gota de suor, ou seja, devemos vibrar por cada pequena e grande conquistas.

Reprodução: Tamiris Monteiro/Ativo.com