Plataforma SporTI SporTI
Notícia - 25/09/2019 às 13:11:32
REGULAMENTO DO EVENTO ESPORTIVO
Saiba como fazer e quais os tópicos mais importantes para colocar no documento das regras

Por ISABELLE TOFANI
BELO HORIZONTE, MG
Atletismo (Foto: Banco de imagens)
O regulamento é essencial para a realização de qualquer evento esportivo.

A criação de um documento com as regras bem explicadas e a sua divulgação para os atletas e responsáveis de equipe pode prevenir conflitos durante a competição. Nele estarão todos os termos necessários para que você saiba como agir caso algum participante que tenha concordado com o contrato venha a prestar uma reclamação, reivindicar direito do uso de imagem, questionar a organização, entre outras situações que podem ocorrer.

Para te ajudar nessa tarefa, criamos este material com os tópicos mais importantes em um regulamento. Caso você tenha outros tópicos, não deixe de acrescentá-los! Quanto mais informações você colocar sobre as regras, melhor será para os participantes e para o seu evento!

O mais importante no documento é: esclarecer a modalidade e a forma de disputa, as regras do jogo, as datas e valores de inscrição, as proibições e as premiações.
Se tiver dúvidas sobre o regulamento da sua modalidade esportiva, procure outros regulamentos da mesma modalidade na internet e veja o que você pode melhorar e acrescentar no seu.

Agora vamos aos tópicos do seu regulamento:

1. Competição
  • Modalidades: explique os critérios de pontuação
  • Participantes e categorias: deixe claro os critérios para a inscrição em cada categoria do seu campeonato, como faixa etária e sexo
  • Calendário da competição: coloque o programa da competição e as datas das provas
  • Local: fale sobre os locais onde serão realizadas as provas do seu evento esportivo
  • Modelo de Disputa: como será feita a classificação no torneio. Ex: Chaveamento, mata-mata, grupos...

2. Inscrições
  • Número de participantes por modalidade: coloque o número mínimo e máximo de atletas por equipe para que ela possa disputar a competição
  • Site para inscrição e pagamento: coloque o link ou endereço de onde deverá ser realizada a inscrição
  • Valor e  data limite da inscrição: coloque o valor (por atleta ou equipe) a ser pago e a hora e data limite para o pagamento
  • Cancelamento de inscrição: explique como será o procedimento caso haja a necessidade de se cancelar a inscrição já realizada, seus critérios e data limite
  • Retirada de kits: caso a sua competição tenha kits, fale sobre a data e local de retirada

3. Irregularidades e Penalidades

Deixe claras as punições para as situações abaixo:

• Casos de indisciplina
  • Penalidades
  • Protestos
  • Comissão julgadora
  • Recursos

4. Premiação
  • Colocação: explique o critério para a premiação da competição
  • Entrega do prêmio: fale o local, datas e sobre o não comparecimento do nomeado à premiação

5. Das disposições Gerais

Deixe claro informações sobre:

• Direitos de imagem dos participantes
  • Enfermagem no local do evento
  • Seleção da coordenação técnica e da arbitragem
  • Onde e como abrir solicitação para revisão de súmulas/ alteração de jogos

Colocamos em anexo um exemplo de um regulamento que fizemos para a III Startup Cup.

Pronto!

Agora você já sabe criar o regulamento com os tópicos mais importantes para o seu evento esportivo, tirar o evento do papel ficou fácil! Mas mais fácil ainda é usar a plataforma que te auxilia e facilita o seu trabalho em todas as etapas!

Crie agora seu campeonato e comprove!

Download do Anexo