Plataforma SporTI SporTI
Notícia - 07/10/2019 às 13:36:04
NOTA OFICIAL
O que é, como fazer e modelos para você criar a sua Nota Oficial

Por ISABELLE TOFANI
BELO HORIZONTE, MG
Kart (Foto: Banco de imagens)
A Nota Oficial de uma competição esportiva é um documento feito pela organização responsável do evento esportivo com informações e esclarecimentos sobre mudanças internas; algum escândalo; acusações; cenários de crise; entre outros.

A Nota Oficial é feita com a intenção de informar e explicar para o público sobre o posicionamento da organização frente ao que está sendo anunciado. Ela pode ser veiculada em qualquer meio de comunicação, de preferência em meios que passem credibilidade e confiança para o público.

Como fazer uma Nota Oficial

O conteúdo e a composição da Nota Oficial vai variar de acordo com a sua finalidade, mas algumas características são comuns de todas as notas:

1 - Use sempre como título “Nota Oficial” + semestre e ano que ela foi declarada.
2 - Use o subtítulo para explicar sobre o que essa Nota Oficial irá desenvolver.
3 - Comece a nota citando o que será esclarecido. 
4 - Explique o posicionamento da organização frente a isso.

Modelo de Nota Oficial de nomeação para algum cargo

Título: Nota Oficial 02/2019
Subtítulo: Nomeação de [escreva o nome da pessoa] ao cargo de [escreva o cargo]
Matéria: 
Sobre a nomeação de [escreva o nome da pessoa] ao cargo de [escreva o cargo], a/o [escreva o nome da organização] vem a público prestar os seguintes esclarecimentos: 1) [Explicar sobre o histórico do profissional] 2) [O motivo de ela/ele ter sido indicada/o para o cargo] 3) [Como ela/ele foi aprovada/o para o cargo] 4) [Explicar sobre a qualificação da/o profissional e competência para o cargo] 

Modelo de Nota Oficial sobre esclarecimento de regras da Competição

Título: Nota Oficial 02/2019
Subtítulo: A [nome da organização] faz esclarecimento sobre a nomeação de [nome do nomeado] para [falar o cargo]
Matéria: 
Considerando o Artigo [colocar o Artigo do regulamento que explica isso], Parágrafo [colocar o Parágrafo do regulamento que explica isso] do Regulamento Geral [colocar o nome da competição], [explicar aqui o que está sendo considerado e contestado];

Resolve:

Deste modo, determina-se [Explicar aqui o que foi resolvido pela Organização frente à contestação] 

Exemplo de Nota Oficial de punição de atleta

Título: Nota Oficial 02/2019
Subtítulo: A [nome da organização] faz esclarecimento sobre [a punição] da/o [nome do atleta]
Matéria: 

A [nome da organização] se reúne antes de todos os eventos esportivos realizados por ela para a elaboração do regulamento de cada competição. 

O regulamento é aceito pelos representantes das equipes e pela comissão organizadora que fará cumprir com base em relatos feitos em súmula pela equipe de arbitragem.

O regulamento é composto por vários artigos que tratam da finalidade, do objetivo, da organização, da comissão disciplinar, da premiação, dos participantes, da parte de disciplina como também das possíveis punições a atletas ou equipes durante as competições.

Durante o jogo [especificar o jogo] no dia [data], segundo relatos feitos [explicar se os relatos vieram de súmulas, de árbitros, entre outros], a/o atleta [nome completo da/o atleta] [explicar a/o atleta fez, como ofensas à arbitragem, falta durante o jogo, etc] [explicar quem foi ofendido ou quem sofreu a falta, etc].

O caso foi levado a julgamento e a/o atleta foi punido pela [organização, comissão, etc] , baseado no Artigo [colocar o Artigo do regulamento que consta sobre as punições], que diz: “[copiar e colar o artigo aqui], como também pelo Art. [colocar outro Artigo, caso tenha no regulamento outra parte falando sobre esta punição].

Diante dos esclarecimentos acima descritos, salientamos o cumprimento do regulamento em todos os seus artigos de forma a garantir sempre o bom andamento de todas as competições.

Dica:

Se você usa a Plataforma SporTI para gestão dos seus eventos esportivos, recomendamos publicar a Nota Oficial no seu Portal de Notícias. 

Além de passar credibilidade, você poderá compartilhar a notícia em outras redes sociais pela própria plataforma. 

Se tiver dúvidas sobre como publicar matérias no seu Portal de Notícias ou sobre a Nota Oficial do seu evento, entre em contato com [email protected]