No final da tarde da última quinta-feira, 12 de setembro de 2024, aconteceu na sede da Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA) um encontro entre a Comissão Disciplinar e os dirigentes de clubes que disputam o Campeonato da cidade, a convocação foi feita pela diretoria a todos.
O encontro aconteceu pontualmente, tendo como participantes as doutoras Patrícia Freitas e Crizian Keila e do procurador da comissão Gabriel Nascimento, o evento foi marcado a pedido da própria Comissão Disciplinar, nesta ocasião foi possível fazer esclarecimentos e explicações referentes a todos os procedimentos concluídos até este momento, os advogados puderam explicar como funciona os procedimentos de início aos processos até chegar nas audiências.
Estiveram presentes os dirigentes representantes dos clubes, Palmeirinhas, Triângulo, Grêmio e Santa Maria de Itabira, outros três clubes justificaram suas ausências sendo o Campestre, Manganês e River. A Doutora Patrícia abriu a reunião lamentando as ausências pois este foi formalizado para que todos pudessem conhecer a Comissão e também poderem questionar suas decisões. Ela ainda pediu para que as pessoas tratassem o futebol amador com maior seriedade seja para quem organiza, para os dirigentes e principalmente os atletas, porque ninguém está ali brincando de fazer justiça desportiva e sim com o compromisso de fortalecer o futebol amador da cidade.
A doutora Crizian Keila disse sobre os últimos trâmites regulares relacionados aos prazos para que os processos possam ser julgados, assim evitem as prescrições e também o mau entendimento de alguns clubes quando a comissão decide sobre os processos julgados.
O doutor Gabriel disse que analisa as súmulas das partidas que chegam até ele, mediante aos relatórios dos árbitros, fazer justiça quanto às ações, e que eles não estão lá para passar pano em clubes nem muito menos atletas, pois as punições quando for preciso serão tomadas. Disse ainda que os clubes precisam chegar no julgamento com testemunhas provas através de imagens, relatos com presenças isso faz com que eles possam analisar as situações de forma não só através dos relatos das súmulas.