FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO FPA
Notícia - 01/08/2019 às 18:42:55
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS QUE O AÇAÍ PODE TRAZER PARA SUA SAÚDE E TREINAMENTO
O açaí é rico em proteínas, fibras e lipídios; além de ser considerado um ótimo antioxidante e rico em fósforo, vitaminas C, B1, B2 e ferro.

Por ISABELLE TOFANI
BELO HORIZONTE, MG
Açaí (Foto: Divulgação)
Seja no café da manhã, na sobremesa ou no lanche da tarde, o açaí agrada a muita gente, principalmente em temporada de altas temperaturas como o verão. O fruto tradicional da região amazônica é um alimento muito versátil e por isso faz tanto sucesso.

Enquanto no norte do país o açaí é servido como acompanhamento em pratos típicos com peixes, tapioca e farinha de mandioca; em outros estados ele é consumido como protagonista, em forma de polpa batida com fruta ou xarope, na tigela com acompanhamentos como granola, leite em pó, leite condensado, entre outros, e é aí que deve-se ficar atento.

Apesar do índice calórico de apenas 60 calorias a cada 100 gramas, os benefícios do açaí podem acabar ficando de lado com o excesso de acompanhamentos cheios de açúcares. Por isso, caso você queira aproveitar de fato, o melhor que o fruto tem a oferecer, prefira consumi-lo o mais puro possível ou usando adoçantes mais naturais, como o mel.

O açaí é rico em proteínas, fibras e lipídios; além de ser considerado um ótimo antioxidante e rico em fósforo, vitaminas C, B1, B2 e ferro. Para quem está de dieta ou preza por uma alimentação mais natural e saudável, o ideal é usar o açaí como café da manhã ou pré-treino devido ao seu potencial energético, que é considerado um de seus principais benefícios. Além deste, os pontos positivos do consumo do fruto são:

Fortalecimento do coração
Auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol e pressão arterial por ser rico em ácido oleico.

Revigora o sistema imunológico
Suas propriedades como potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, são fundamentais para manter o sistema imunológico fortalecido e longe de doenças.

Rejuvenesce a pele
O açaí é altamente antioxidante, rico em antocianina e vitamina E, sendo assim ótimo para memória, concentração e ainda acelera o metabolismo.

Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados o açaí também pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados à fatores inflamatórios, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos anti-idade.

Combate a anemia
Por possuir alto teor de Vitamina B2 e ferro, auxilia na oxigenação das células do sangue.

Previne câncer e alzheimer
Rico em antocianina, substância que impede a ação dos radicais livres, capazes de danificar as células sadias.

Reprodução: Carolina Abrantes/Webrun.com.br