SORTICA EVENTOS SORTICA EVENTOS SORTICA
Humildade para Vencer

Por JORGE SORTICA
PORTO ALEGRE, RS
Mauricio paz entrevista Juliano Araujo - Chute Certo (Foto: Mauricio Paz)
Humildade para vencer

A primeira coisa que se percebe na postura de Juliano Gabriel Araujo é a humildade. A segunda é a empatia. Ao refletir sobre o momento mais marcante nos 17 anos que orienta os jovens da escola de futebol Chute Certo não hesita em falar de um episódio triste ao invés da glória das competições que disputa. ‘‘Uma vez um aluno chegou pra mim e falou que não tinha comido nada naquele dia e que estava com fome. Foi uma coisa que me tocou profundamente.’’, afirma.

Seu grande objetivo à frente dos jovens é simples, mas desafiador - ter um retorno moral. As características do grupo coincidem precisamente com as da Copa Sortica, que se consolidam na esportividade e na formação dos cidadãos. Jorge Sortica se posiciona ao lado de Juliano e rememora que fez questão de convidar a equipe de São Leopoldo para participar da competição em 2018.

Apesar de ter ingressado na Copa apenas no ano passado, a trajetória do técnico iniciou em 2002, quando tinha apenas 20 anos. O Chute Certo foi aberto pelo irmão, em 1997, e posteriormente foi assumido por Juliano, que tem em mãos a responsabilidade de treinar duas por semana cerca de 120 alunos do município da Região Metropolitana.

Na modéstia, o experiente treinador se orgulha. No primeiro ano do campeonato, em diversas categorias, a equipe chegou em cinco semifinais. E isso, por enquanto, bastou. Em 2019, Juliano sonha alto, mas com os pés no chão.