FEDERAÇÃO DE FUTSAL AMF DO RIO GRANDE DO SUL FEDERAÇÃO DE FUTSAL AMF DO RIO GRANDE DO SUL FEFURS
Notícia - 09/03/2019 às 21:23:23
09 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DO FUTSAL
Hoje é o Dia Internacional do Futsal, em homenagem ao nascimento do professor da ACM, Juan Carlos Ceriani (1907), que foi o criador de um dos esportes mais praticados no mundo.

Por ÉDISON NEGREIROS DE LEMOS
PORTO ALEGRE, RS
Partida de Futebol da 1ª Copa Metropolitana de Futsal AMF 2018. (Foto: Édison Negreiros)
Hoje é o Dia Internacional do Futsal, o original, que homenageia o nascimento do professor da ACM (Associação Cristã de Moços), de Montevidéu (Uruguai), Juan Carlos Ceriani (9 de março de 1907), que foi o criador do futebol de salão na década de 1930 dando-lhe o nome de "Indoor Football".

Em 1935, os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, após se graduarem no Instituto Técnico da Federação Sulamericana das ACM como secretários diretores de educação física da ACM, voltaram ao Brasil e introduziram o "Indoor Football" que passou a ser chamado "futebol de salão". A partir 1948, durante  dois anos Lotufo e Monteiro, estudaram, observaram e ampliaram as novas regras, com elementos do futebol, hockey de grama, basquete e waterpolo, chegando ao protótipo do esporte que encontramos hoje, o limite de cinco jogadores e as marcações da quadra. Ao chegar a um resultado satisfatório, que justificou na publicação dessa regra em 1950, o esporte foi intensamente praticado nas ACM de São Paulo e Rio de Janeiro.

Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com times de cinco a sete jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir sua capacidade de saltar e consequentemente suas frequentes saídas de quadra. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do futebol de salão.

Em 1957 surgiu a primeira iniciativa de se uniformizar as regras do esporte, através da criação do Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão, por Sylvio Pacheco, então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Devido a sua praticidade, tanto no reduzido número de jogadores necessários em uma partida, quanto no espaço menor que exigia, o esporte rapidamente adquiriu crescente popularidade, atingindo outras localidades, gerando novos torneios e conquistando adeptos em todas as capitais do país.

O termo "fut-sal" foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reação à proibição da FIFA de se usar o nome futebol por entidades que não ela própria. No entanto, acabou sendo adotado posteriormente sem o hífen pela própria FIFA, tornando-se assim associado à forma que o esporte adquiriu sob a autoridade desta entidade. O Futebol de Salão tem como federação nacional a Confederação de Futebol de Salão do Brasil (CFSB), filiada a Associação Mundial de Futsal (AMF), cuja sede situa-se no Paraguai.

O futebol de salão, buscando sempre preservar as regras originais, manteve mais as características de um esporte indoor, com um jogo mais no chão, reduzindo o jogo aéreo, devido ao peso da bola, com laterais e escanteios cobrados com as mãos.

Até o final da década de 90 o futebol de salão era administrado pela Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), com sede no Brasil, em 2002 a FIFUSA foi sucedida pela AMF.

Hoje é um esporte muito praticado em muitos países do mundo, no Rio Grande do Sul (Brasil) desde 2017 é a Federação de Futsal do Rio Grande do Sul (FEFURS) que administra o esporte no estado.

Federação de Futsal do RS 
#agregandovaloresaoesporte
#criandoalternativas
#futsal_amf
#cfsboficial
#fefurs
#amf