O Entorno Sul e o Distrito Federal serão beneficiados pelo Sistema Produtor Corumbá, que foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, dia 6 de abril. O complexo beneficiará aproximadamente 1,3 milhões de pessoas com a ampliação do abastecimento de água tratada. Principalmente, em Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Luziânia.
A obra foi concluída graças a um consórcio entre a Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O sistema recebeu o investimento de cerca de R$ 440 milhões para a construção da Estação de Tratamento de Água.
A Estação Elevatória de Água Bruta conta com 27,7 quilômetros de adutora DN1.200mm, 38 quilômetros de linha de transmissão e subestações elétricas de 138 kV. O Governo de Goiás destinou R$ 220 milhões e o DF repassou a outra metade.
“Na presença dos governadores Ronaldo Caiado e Ibaneis Rocha foi inaugurado hoje o Sistema Produtor de Água do Corumbá. O empreendimento é um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá IV, com estruturas de tratamento para que a água se torne potável e seja, assim, distribuída para a população do Distrito Federal e de Goiás. Participaram deste momento importante a vice-prefeita Dra. Zeli, vereadores e equipe de governo”, destacou o prefeito Pábio Mossoró.
Saiba mais
A água do Sistema é captada no Lago Corumbá IV e passa pela Estação Elevatória de Água Bruta, em Luziânia; segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água, localizada em Valparaíso de Goiás; e, depois de tratada, é encaminhada por meio de redes de distribuição aos imóveis.