ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY EM CADEIRA DE RODAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY EM CADEIRA DE RODAS ABRC
Notícia - 08/07/2024 às 19:49:28
COM CINCO EQUIPES NA DISPUTA, REGIONAL PAULISTA MOVIMENTA RIBEIRÃO PRETO

Por THELMA VIDALES
,
III Torneio Regional Paulista (Foto: ABRC)

De 12 a 14 de julho, a cidade de Ribeirão Preto (SP) recebe a edição 2024 do Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas, que reúne as cinco equipes do estado de São Paulo filiadas à Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).

ADEACAMP e Gigantes, de Campinas, Drakkar Quad Rugby e Ronins, da capital São Paulo, e MSB Quad Rugby, de Bebedouro, estão na briga pelo título de campeão regional, em disputa que será realizada na quadra do Centro de Referência Paralímpico de Ribeirão Preto, que é ligado à Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EEFERP USP. Todos os jogos contam com transmissão pelo canal ABRCRugby no Youtube.

Esta será a primeira vez que a cidade do interior paulista recebe uma competição do calendário oficial do Rugby em Cadeira de Rodas. E para o secretário de esportes do município Erik Avila esta é uma oportunidade de divulgar a modalidade na região e de estimular os jovens que compõem a escolinha de Rugby no Centro de Referência, iniciativa que é mantida com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e da ABRC.

“Ribeirão Preto possui, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes com Comitê Paralímpico Brasileiro, um Centro de Referência Paralímpico que já atende a várias modalidades. Com o acordo entre o Centro de Referência, Secretaria de Esportes, CPB e a ABRC pensou-se em criar também uma escolinha de rugby. Partiu daí a proposta de, para incentivar a modalidade, trazer um Torneio Regional para a cidade. Casamos a ideia do lançamento da escolinha com a vinda dessa competição”, explicou Avila.

Atuais campeões do torneio, os Gigantes chegam embalados pelo título da Copa Paraná, conquistado no último mês de junho, e trazem duas importantes novidades na equipe em relação a 2023. Chegaram à equipe o experiente Alexandre Taniguchi (2.5), jogador da Seleção Brasileira e ex-Ronins, e Giuliano de Castro (2.0), campeão brasileiro no último ano com o Santer Vikings.

“Conheço alguns companheiros da Seleção Brasileira, então tem sido tranquilo jogar junto com eles na nova equipe. Todos são próximos, o que tem ajudado em nossa preparação.  Temos muitas coisas para melhorar ainda, e damos um passo de cada vez” destacou Taniguchi, que além de atleta, ocupa temporariamente também a função de treinador, já que a técnica do time de Campinas, Ana Ramkrapes está no exterior em compromissos acadêmicos. “No time tudo é decidido em conjunto. Desde o início do ano seguimos o planejamento da Ana e damos continuidade daqui”, completou.

Em 2024 o Regional Paulista também conta com uma novidade que é a estreia da equipe Drakkar Quad Rugby, novo time da capital São Paulo, ligado ao Instituto Entre Rodas. A equipe nasceu da reunião de atletas que já praticavam o esporte em outras agremiações, e tem como um dos líderes da iniciativa o jogador Bruno Landgraf.

“Esses primeiros seis meses com o Drakkar foram muito bons, temos uma estrutura ótima com o Instituto Entre Rodas, com pessoas que gostam do que estão fazendo e se desdobram para que os atletas possam se dedicar aos treinos e dar o máximo dentro de quadra”, destacou Landgraf. “Conseguimos treinar de três a quatro vezes por semana com o time junto, além da parte física separados. Buscamos nos entrosar bem para o campeonato e queremos competir de igual para igual com os demais times”, completou o atleta.

Realizados a partir de 2022, os Torneio Regionais foram desenvolvidos com o objetivo de proporcionar um maior número de jogos durante o ano para os times de Rugby em Cadeira de Rodas, estimulando o desenvolvimento das equipes e dos atletas pelo país.

O campeão do Torneio Regional Paulista também garante vaga na Copa dos Campeões, competição que reunirá as melhores equipes de cada parte do país entre os dias 04 e 09 de dezembro, em sede a definir.

Confira a programação do Torneio Regional Centro-Oeste 2024:

13/07 (Sábado)

Jogo 1 - (09h00) Ronins x ADEACAMP

Jogo 2 - (11h00) Drakkar x Gigantes

Jogo 3 - (14h00) MSB x Ronins

Jogo 4 - (16h30) Gigantes x ADEACAMP

Jogo 5 - (19h00) Drakkar x MSB

23/06 (Domingo)

Jogo 6 - (08h00) Drakkar x Ronins

Jogo 7 - (10h30) Gigantes x MSB

Jogo 8 - (13h00) ADEACAMP x Drakkar

Jogo 9 - (14h30) Ronins x Gigantes