Serão quatro equipes na disputa: ADEACAMP e Gigantes, ambos da cidade de Campinas (SP), Drakkar, da capital São Paulo (SP), e MSB Quad Rugby, de Bebedouro (SP). A competição acontece entre os dias 24 e 27 de outubro, no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Antônio de Castilho Braga, o “Gigantão Azul”.
Realizado pela primeira vez em 2011, o Torneio de Penápolis sofreu paralisações durante a pandemia, foi retomado em 2022, e teve mais um hiato em 2023. Agora, na edição de 2024, o evento é organizado por Rodrigo Castilho Maciel, o “NarraAranha”, em parceria com Rotaract Club de Penápolis XV de Março, Prefeitura Municipal de Penápolis e apoio da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), Comitê Paralímpico Brasileiro, Loterias Caixa e Governo Federal.
Apelidado de “NarraAranha”, Rodrigo é natural de Penápolis e se tornou a voz das transmissões oficiais dos principais campeonatos de Rugby em Cadeira de Rodas do país. Com seu jeito irreverente, o narrador comanda os microfones e conquista o público durante os jogos. Agora, pela primeira vez, ele está à frente da organização do torneio em sua cidade natal.
“Sempre é bom manter uma tradição. E um torneio que chega à sua décima edição não poderia morrer. O Torneio de Penápolis é um dos mais antigos do calendário ABRC e é muito bem comentado entre os atletas”, destacou NarraAranha.
Para retomar a competição, NarraAranha buscou apoio da ABRC e de importantes entidades locais, que em anos anteriores já ajudaram na realização do torneio, como o Rotaract Club.
“Como já estou há um tempo no Rugby, estava triste com a modalidade passando em branco na minha cidade natal. Neste ano, eu estava determinado a não deixar isso acontecer. Estou acostumado com a realização de campeonatos de futebol, então acreditei que poderia tomar a frente desse grande desafio. Para isso, busquei o apoio da ABRC que, por meio do presidente José Higino, prontamente me atendeu. Após isso, fui atrás do pessoal do Rotaract XV de Março, que por todos esses anos foram responsáveis pelo torneio. Eles foram fundamentais para que conseguíssemos correr atrás de tudo o que faltava para que a 10ª edição saísse do papel”, declarou o narrador e produtor de eventos.
Para o dia 26, após a final, terá um show especial com a banda ‘Pagodinho Delas’. A entrada do evento é gratuita e todos jogos terão transmissão do canal ABRCRugby – aqui o rugby é pra valer.
Na primeira fase, as quatro equipes participantes jogam entre si em turno único. Os dois primeiros colocados nesta fase jogam a decisão, enquanto terceiro e quarto disputam a medalha de bronze.
24/10 (Quinta-Feira)
Chegada das equipes
25/10 (Sexta-feira)
Jogo 1 – (08h30) Gigantes (SP) x Drakkar (SP)
Jogo 2 – (10h30) ADEACAMP (SP) x MSB (SP)
Jogo 3 – (15h00) Gigantes (SP) x MSB (SP)
Jogo 4 – (17h00) ADEACAMP (SP) x Drakkar (SP)
26/10 (Sábado)
Jogo 5 – (08h30) MSB (SP) x Drakkar (SP)
Jogo 6 – (10h30) Gigantes (SP), x ADEACAMP (SP)
Jogo 7 – Disputa Bronze – (15h00) 3º Grupo x 4º Grupo
Jogo 8 – Final – (17h00) 1º Grupo x 2º Grupo
Premiação e Encerramento – (19h00)
27/10 (Domingo)
Saída das equipes