FEDERAÇÃO DE KARATÊ DE RONDÔNIA FEDERAÇÃO DE KARATÊ DE RONDÔNIA FKR
Notícia - 11/04/2024 às 19:32:45
FEDERAÇÃO DE KARATÊ DE RONDÔNIA (FKR): UM PANORAMA DETALHADO
A Federação de Karatê de Rondônia (FKR), fundada em 20 de dezembro de 1995, é a entidade oficial que rege o karatê em Rondônia. Filiada à Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e à World Karate Federation (WKF).

Por CRISTIAN GOMES
BELO HORIZONTE, MG
Federação de Karatê de Rondônia (FKR): Um panorama detalhado (Foto: Divulgação)

A Federação de Karatê de Rondônia (FKR), fundada em 20 de dezembro de 1995, é a entidade oficial que rege o karatê no estado de Rondônia. A FKR é filiada à Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e à World Karate Federation (WKF), reconhecendo e promovendo a prática do karatê em suas diversas vertentes: tradicional, esportivo e paraolímpico.

Estrutura e organização:

• Diretoria: composta por presidente, vice-presidentes, diretores e conselheiros, eleitos a cada quatro anos.
  • Filiados: mais de 40 academias e clubes de karatê em todo o estado.
  • Praticantes: estima-se que mais de 5 mil pessoas pratiquem karatê em Rondônia.
  • Comissões: responsáveis por organizar e promover eventos, cursos e treinamentos.

Competições:

A FKR organiza diversos campeonatos e eventos ao longo do ano, em diferentes categorias e faixas etárias:

• Campeonato Estadual: realizado anualmente, reúne os melhores atletas de Rondônia.
  • Copas Regionais: eventos que visam fomentar a prática do karatê em diferentes regiões do estado.
  • Torneios Interclubes: competições entre as academias e clubes filiados à FKR.
  • Seletiva Estadual: evento que define a seleção de Rondônia para competições nacionais e internacionais.

Números expressivos:

• Mais de 1000 atletas participam das competições organizadas pela FKR anualmente.
  • Mais de 50 medalhas foram conquistadas por atletas de Rondônia em campeonatos nacionais e internacionais nos últimos anos.
  • A FKR possui uma equipe de arbitragem qualificada, com mais de 20 árbitros atuando em eventos nacionais e internacionais.

Desenvolvimento do karatê em Rondônia:

A FKR tem se dedicado ao desenvolvimento do karatê no estado, através de:

• Promoção de cursos e treinamentos para atletas, árbitros e técnicos.
  • Implementação de projetos sociais que visam democratizar o acesso à prática do karatê.
  • Parcerias com entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do esporte.

A FKR em números:

• 27 anos de história: fundada em 1995, a FKR é uma das mais antigas federações de karatê do Brasil.
  • Mais de 40 entidades filiadas: a FKR representa mais de 40 academias e clubes de karatê em Rondônia.
  • Mais de 5 mil praticantes: estima-se que mais de 5 mil pessoas pratiquem karatê em Rondônia.
  • Mais de 1000 atletas em competições: mais de 1000 atletas participam das competições organizadas pela FKR anualmente.
  • Mais de 50 medalhas em campeonatos nacionais e internacionais: a FKR tem um histórico de conquistas em competições de alto nível.

Conclusão:

A FKR tem um papel fundamental no desenvolvimento do karatê em Rondônia, promovendo a prática do esporte, organizando competições e eventos, e formando atletas de alto nível. A FKR é uma referência para o karatê no estado, com uma trajetória de sucesso e um futuro promissor.